quinta-feira, 24 de abril de 2008

Já comeste sopa hoje ?


A sopa, pela sua riqueza nutricional e pelo seu baixo valor calórico, deveria ser obrigatória nas refeições de todos os que querem ser saudáveis.

Uma sopa, tem sempre por uma base, constituída maioritariamente por água, farináceos que podem ser, batata, feijão, outras leguminosidades e até mesmo pão. Entram também na sua constituição, produtos hortícolas, como, cenoura, cebola, abóbora, etc.
Por ser rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, garante um melhor funcionamento intestinal.


Razões para comer sopa:
Além de ser indicada no tratamento da obesidade, é importante para a manutenção do peso ideal, para as pessoas que sofrem de falta de apetite ou têm dificuldade em digerir, para os idosos ou ainda para controlar a ingestão compulsiva de alimentos nas crianças, porque:

• É um alimento pouco calórico e com uma grande variedade de legumes, de sabor sempre diferente;

• A combinação de fibras alimentares com um elevado teor em água tornam-na num bom regulador intestinal;

• Nas crianças, constitui muitas vezes a única forma de estas ingerirem vegetais;

• Permite aproveitar vitaminas e minerais que se perdem quando se desperdiça a água de cozedura;

• É pouco alergénica (fraca probabilidade de provocar alergias);

• Não contém as moléculas agressivas que se formam noutros processos de confecção (como nos fritos ou nos grelhados na brasa);

• Proporciona ao organismo um bom aproveitamento dos seus nutrientes;

• É de fácil digestão;

• Por ser um alimento com grande volume, sacia rapidamente, ao mesmo tempo que contém poucas calorias, sendo, por isso, um importante alimento na prevenção e combate à obesidade.


Bom apetite!

Inquérito



Este inquérito foi feito com o objectivo de adquirir dados estatísticos. Pretendemos conhecer as opiniões da comunidade escolar, ou seja, de alunos, professores e funcionários em relação à alimetação na nossa escola. Mais tarde iremos apresentar os resultados do inquérito neste blog.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

A importância da água

“A água pode existir sem os seres humanos, mas nós, só conseguimos sobreviver sem água por poucos dias.”

Além de ser o composto maioritário do corpo humano, a água, regula a pressão sanguínea e elimina as impurezas. A água é também o mais importante catalizador no processo de perda e manutenção de peso, fundamental para a manutenção equilibrada do organismo. Suprime naturalmente o apetite, hidrata o corpo e ajuda o corpo a metabolizar a gordura nele armazenada. Os rins não podem funcionar correctamente sem água em quantidades suficientes. Quando não trabalham em condições depositam tudo no fígado. A função do fígado é transformar a gordura armazenada em energia para uso do corpo. Se estiver a fazer parte do trabalho dos rins, então não está a trabalhar a 100% na sua função e, assim, a gordura armazenada aumenta.

É importante bebermos água ao logo do dia, pois, quando sentimos sede, é sinónimo que o nosso corpo já se encontra ligeiramente desidratado. A desidratação potencia problemas renais, torna a urina mais concentrada, havendo o esforço maior por parte dos rins, por isso é importante a ingestão de água, pois, previne este e outros problemas tais como, deficiencias na memória curta, problemas com operaçoes simples de matemática e dificudades de concentração.

A Organização Mundias de Saúde recomenda a ingestão de 2 litros diários de água.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

A nova roda dos alimentos




Mantendo o formato circular original, associado ao prato vulgarmente utilizado às refeições, a nova versão da roda dos alimentos, subdivide alguns dos anteriores grupos e estabelece porções diárias equivalentes, para além de incluir a água no centro desta nova representação gráfica.


A nova Roda dos Alimentos é composta por sete grupos, com funções e características nutricionais específicas:
Cereais e derivados, tubérculos – 28%
Hortícolas – 23%
Fruta – 20%
Lacticínios – 18%
Carne, pescado e ovos – 5%
Leguminosas – 4%
Gorduras e óleos – 2%